Agentes que atuam no sul da Bahia são capacitados para aprimorar atendimento
Para garantir um atendimento de qualidade com consultoria personalizada, nos bairros mais distantes, a empreendedores individuais e empresários da economia popular, os Agentes de Orientação Empresarial do Programa Negócio a Negócio, no sul da Bahia, estão sendo capacitados. Os 17 agentes de Itabuna, Ilhéus e outros 26 municípios do Território de Cidadania Litoral Sul, participam da capacitação, que começou na segunda-feira, 4, e prossegue até o dia 15 de março, no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna.
“Temos uma meta desafiadora para este ano, com 7.214 empresas, totalizando 21.642 atendimentos, com três visitas em cada empreendimento. Por isso, mais do que motivados, devemos estar tecnicamente preparados”, afirma o coordenador do programa, José Carlos Santos.
"A capacitação está sendo de fundamental importância, pois possibilita uma renovação dos conhecimentos e novos aprendizados, além de integrar as equipes e promover uma troca de experiências", destaca a agente Liliane Gabrielle. No trabalho de campo, os agentes distribuem cartilhas e apresentam soluções empresariais sobre critérios de planejamento do dia a dia, gestão empresarial, controle de estoque, formalização do Empreendedor Individual e capacitação presencial e a distância.
As orientações ajudam a modificar trajetórias como a do ex-trabalhador rural, vendedor ambulante de salgados e hoje microempresário, José Adilson Nunes dos Anjos, o Didil Bike, dono de loja de montagem e venda de bicicletas. Ele atribui parte do seu sucesso à ajuda do Sebrae. “Coloquei em prática tudo que aprendi, ampliei e iluminei minha loja, qualifiquei meu atendimento, faço propaganda, e hoje tenho um crescimento médio de 10% nas vendas, a cada trimestre”, destaca.
A empresária Maria Francisca da Cruz, conhecida como Mara, apelido que dá nome à loja de confecções aberta há sete anos, em Ilhéus, também destaca os benefícios do programa. Nos últimos três anos ela deu um salto de qualidade no negócio, após a consultoria do Sebrae. Ampliou o espaço físico, que antes se restringia a um balcão improvisado na varanda de casa, e agora ocupa uma área cinco vezes maior. O estoque passou de centenas de peças para cerca de 10 mil itens e a receita dobrou. “A maquineta de cartão de crédito hoje representa 80% das minhas vendas e a loja nunca fica parada”, comemora.
“Queremos que o empresário nos enxergue como parceiros do seu negócio”, destaca o consultor Luíz Eduardo Guimarães Gonçalves. Na primeira visita, os agentes de orientação empresarial fazem a prospecção, cadastro e diagnóstico do negócio. Nas demais visitas, levam o resultado do diagnóstico, com as respostas, indicação de conceitos, tarefas e soluções empresariais.
Inovação tecnológica - Para este ano, o trabalho dos Agentes de Orientação Empresarial terá um diferencial: um sistema próprio de registro de dados online (SiSNeg), para o lançamento do histórico de cada uma das empresas. A ação ficará mais eficiente, com navegação mais ágil no site, maior número de relatórios gerenciais e um modelo de utilização simplificada, evitando equívoco de registros do método manual.
Com as mudanças, não é preciso se deslocar aos pontos de atendimento para entrega dos diagnósticos empresariais. “Integrar todos os dados em um só lugar vai facilitar bastante o nosso trabalho”, garante a agente Liliane Santos.
O programa Negócio a Negócio tem o apoio das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), Associações de Micro e Pequenos Empresários, Associações Comerciais e Prefeituras Municipais. Após conhecer o projeto, os parceiros colaboram na elaboração do planejamento, mapeamento das áreas visitadas e criação da infraestrutura para realização dos atendimentos.